segunda-feira, 17 de junho de 2013

A NARRATIVA E SEUS POSSÍVEIS RESUMOS



Leitura e análise do texto O meu primeiro beijo de Antonio Barreto

Público alvo:
7º ano (ou séries subsequentes)

Objetivos:
Desenvolver capacidades de leituras a fim de fornecer subsídios aos alunos na proposta de escrita resumo. Identificar e compreender as figuras de linguagem na construção do texto.
Saber diferenciar a linguagem padrão da coloquial.
Escrever com elegância.

Tempo previsto:
4 a 5 aulas

Conteúdo:
Leitura e compreensão de texto.
Análise dos elementos da narrativa.
Figuras de linguagem.
Funcionamento da linguagem padrão x coloquial.
Particularidades da escrita resumo.
Entonação, coerência e coesão textuais.

Recursos:
Data Show, cópias do texto, caderno do aluno, livro didático, lousa, giz.

Estratégias:
Pesquisa sobre músicas, crônicas e poesias que façam referências ao primeiro beijo.
Roda de leitura para exploração do material colhido pelos alunos.
Escuta das músicas, discussão e comparação com os textos lidos a fim de “seduzi-los” a ler o texto de Antonio Barreto.
Leitura fragmentada e em voz alta do texto O meu primeiro amor - criação de hipóteses antes e durante o ato de ler.
Checagem das hipóteses.
Nova leitura do texto, dramatizada pelos alunos.
Análise dos elementos da narrativa e presentes no texto.
Consulta das figuras de linguagem no livro didático.
Estudo da linguagem utilizada pelo autor e dos efeitos de sentido provocados no leitor.
Identificação das figuras de linguagem contidas no texto.

Avaliação
Retomada do conceito da tipologia resumo.
Construção oral e compartilhada do resumo do texto.
Escrita individual do resumo do texto estudado.
Leitura do resumo para a classe quando serão observadas a entonação, coesão e coerência textuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário